sábado, 23 de janeiro de 2010

PONTOS DE CULTURA DO CIRCUITO DAS ÁGUAS SE ENCONTRAM EM MONTE ALEGRE DO SUL

O encontro aconteceu no dia 22 de Janeiro, numa reunião que contou com as presenças dos Pontos de Cultura das cidades de Amparo, Serra Negra, Pedreira, Socorro e Monte Alegre do Sul. Também estavam presentes no encontro o Secretário do MinC Célio Turino e a Prefeita de Socorro Marisa de Souza P. Fontana.

O evento realizado no Espaço da Fonte, precedeu o lançamento do livro "Pontos de Cultura - O Brasil de baixo para cima." de autoria de Célio Turino, criador deste projeto que está chamando a atenção do Brasil e do mundo pela sua simplicidade e eficiência.

Durante a reunião, houveram as apresentações dos Pontos e foi proposta a interatividade entre eles, constituindo mais força para a produção cultural da região. O Ponto de Cultura de Monte Alegre do Sul foi representado por Lilian Reis - Presidente da Corporação Musical Santa Cecília, Luiz Fabiano Ferreira coordenador do Projeto Partitura e Marcos Kaloy, gestor e um dos idealizadores do Projeto.

A programação cultural da noite contou com as presenças da Orquestra de Violeiros de Pedreira, de um grupo musical trazido pela Ong Trilhas da Serra e de um Quinteto de Metais composto pelos professores Márcio e Rinaldo, seus alunos e músicos da Corporação Musical Santa Cecília Murilo (trompete), Fabrício (trompete) e João (trombone). Durante as apresentações já foi possível visualizar a interação entre os pontos que mesclou intrumentos da música clássica com viola caipira e pandeiro.

O próximo encontro já tem sua data e local definido. Será na Fundação São Pedro (Ponto de Cultura de Amparo) no dia 27 próximo.

PROJETO PARTITURA RECEBE DOAÇÃO DE VIOLINOS


O Projeto Partitura, desenvolvido pela Corporação Musical Santa Cecília, recebeu no último dia 18, a doação de instrumentos musicais para a ampliação de suas atividades. Isso vem confirmar a importância social deste projeto existente há pouco mais de um ano e meio na Cidade de Monte Alegre do Sul.

A doação partiu da empresa Carbinox da Cidade de Mogi das Cruzes que já é conhecida apoiadora do Projeto. Os quatro violinos foram recebidos com muita alegria pelos professores e alunos participantes do Projeto que, entusiasmados, retornaram às atividades prometendo um 2010 com muitas novidades, repleto de música, arte e cultura.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O PROJETO ENGAJADO NO AUXÍLIO A SÃO LUIZ DO PARAITINGA


Monte Alegre do Sul em uma ação conjunta entre a Paróquia do Senhor Bom Jesus, Conselho Municipal de Turismo e PONTO DE CULTURA CORPORAÇÃO MUSICAL SANTA CECÍLIA iniciou nesta semana uma campanha beneficente em prol a Cidade de São Luiz do Paraitinga.

Estão sendo arrecadados materiais de higiene pessoal, materiais de limpeza e livros (novos ou usados) para o envio a São Luiz. A prioridade destes materiais foram estudadas junto a pessoas diretamente ligadas à assistência da cidade, e a arrecadação de livros é uma maneira de retomar a biblioteca municipal de São Luiz que teve todo seu acervo destruído pelas enchentes. A campanha se encerrará no dia 30 de Janeiro, com um evento cultural na Praça Bom Jesus e missa em agradecimento às doações no Santuário Bom Jesus.

Monte Alegre do Sul, em especial, tem um elo muito forte com São Luiz, no aspecto arquitetônico, em suas dimensões e também devido ao Santuário ser ornamentado pelo mesmo artista, o pintor Domênico Rocco. Os afrescos deste artista são raros e muito valorizados no meio artístico nacional e internacional.

Em Monte Alegre os pontos de coleta de materiais são as comunidades da Paróquia do Senhor Bom Jesus, O Projeto Memória (situado na Praça Bom Jesus) o Atelier da Fonte e a Loja Coisas de Monte (1,99). Em breve mais pontos deverão aderir à campanha.