quinta-feira, 15 de julho de 2010

ALUNOS E PROFESSORES DEBATEM EVOLUÇÃO DO GRUPO.


No encerramento das atividades alunos e professores se reuniram para um debate sobre a evolução do projeto e assistiram em telão as apresentações passadas para juntos avaliarem o desempenho da Orquestra. Logo após a reunião todos participaram de uma confraternização para comemorar o Grupo. As atividades serão retomadas no dia 02 de Agosto próximo.

O grupo espera ter mais convites para apresentações no próximo semestre, e na retomada das aulas, o Grupo iniciará a preparação para mais um concerto de Natal, como ocorre desde sua fundação.

PROJETO ENCERRA SEU 1º SEMESTRE DE ATIVIDADES COMO PONTO DE CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO


O Projeto Partitura, desenvolvido pela Corporação Musical Santa Cecília encerrou no dia 5 de Julho passado, seu primeiro semestre de atividades após ser escolhido Ponto de Cultura do Estado de São Paulo.

O Projeto teve seu início no ano de 2008 através de uma união de esforços entre a iniciativa privada, comunidade e Sindicato Rural de Amparo, que possuía instrumentos musicais para criação de uma Orquestra Jovem. A iniciativa de se implantar tal Orquestra em Monte Alegre partiu do produtor cultural do Espaço da Fonte, complexo turístico e cultural, Marcos Kaloy e foi patrocinado imediatamente pela empresa Carbinox, de Mogi das Cruzes na pessoa de um de seus Diretores que possui residência em Monte Alegre do Sul. Em 2009 o grupo integrou o Projeto Partitura, desenvolvido pela tradicional Corporação Musical Santa Cecília, que no mesmo ano veio ser contemplado pelo Edital “Pontos de Cultura do Estado de São Paulo”, num fato inédito em Monte Alegre do Sul.

O Projeto conta hoje com 37 alunos, aprendizes de variados instrumentos musicais nas áreas de cordas (violas, violinos, violoncello e contrabaixo) e sopros (flauta, clarinete, trompete, trombone, entre outros). Os alunos em sua maioria são de Monte Alegre do Sul e tem entre 10 e 18 anos.

No primeiro semestre foram aplicadas aproximadamente 90 horas de aulas práticas e teóricas, aliada ao fornecimento dos instrumentos aos alunos para prática em residência, o que facilita o aprendizado que ocorre com dedicação, prática e exercícios. Nesse semestre a Orquestra, fruto do Projeto, se apresentou uma única vez, no dia 1º de Julho na Fundação São Pedro, em Amparo, para um público de aproximadamente 300 pessoas, que puderam apreciar um belíssimo concerto que contou com peças clássicas e populares.

O grupo espera ter mais convites para apresentações no próximo semestre, e na retomada das aulas, o Grupo iniciará a preparação para mais um concerto de Natal, como ocorre desde sua fundação.