domingo, 20 de fevereiro de 2011

Projeto Partitura Recebe Visitas de Jovens do Chile em Intercâmbio Cultural.


Os alunos do Projeto Partitura tiveram uma experiência diferente nos últimos dias: o projeto acolheu os jovens do programa “Jovenes Pintaninos em El Mundo: Ampliando Conocimientos”. O programa busca incentivar e recompensar os esforços dos jovens que se destacaram em seus estudos e tem total apoio do Município de Santiago do Chile. Os jovens passaram três semanas em Monte Alegre do Sul onde tiveram curso de Português, desenvolveram trabalhos voluntários e visitaram locais de importância social e cultural.
Nos dias 01 e 14 de Fevereiro o grupo participou das aulas do Projeto Partitura onde puderam, além de interagir e participar ativamente das aulas, trocarem experiências com os alunos do Projeto Partitura que, entusiasmados com a idéia, não deixaram o idioma ser obstáculo para as divertidas conversas.
A troca de informações musicais logo aconteceu: os chilenos conheceram o samba (ritmo e dança) e mostraram uma dança tradicional de seu país – A Cueca - dança nacional oficial chilena, derivada da zambacueca peruana. A dança representa a conquista e o desejo amoroso de uma mulher por um homem, e está presente no oeste da américa do sul, mais fortemente no Chile.
Além do Projeto Partitura, o grupo também conheceu o Projeto Memória, a Associarte, a Orquestra Obirici de Viola Caipira e o Atelier da Fonte, onde tiveram oficinas de cerâmica com a artista plástica Dada Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário